Zoonose – causas e sintomas

Tratamento por remediodaterra
Doença: Carbúnculo
Ingredientes: Milho
Tags: doenças

Introdução

Zoonose – causas e sintomas

A zoonose é um conjunto de doenças que são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros micro-organismos diversos. podem ser adquiridas em contato com animais de estimação como cachorro, gato e passarinho, ou ainda, pela ingestão de carne contaminada de animais como o gado ou o porco. Outras doenças podem ser contraídas através do contato não desejado com ratos, moscas e baratas, principalmente através da ingestão de água ou alimentos contaminados.

As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o homem. As pessoas que estão com o sistema imunológico debilitado correm mais risco de adquirir uma zoonose ou desenvolver uma doença mais séria. Dependendo da doença, zoonoses podem ser transmitidas de várias maneiras.

Zoonose – causas e sintomas

Algumas dessas doenças podem causar apenas problemas leves, enquanto outros, como a raiva, pode ser fatal. A peste, carbúnculo, psitacose, triquinose e ornitose são exemplos de algumas zoonoses, e as mais comuns são:

Toxoplasmose – transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença). A infecção humana ocorre com a ingestão de trofozoítos na carne crua ou mal cozida, Ingestão de oocistos provenientes das fezes de gato, e pela via transplacentária. A infecção raramente produz moléstia clínica em seres humanos adultos, a menos que estejam imunocomprometidos.

Leptospirose – muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria. A convalescença dura de um a dois meses, durante os quais a febre pode reaparecer por uns dias, assim como as dores de cabeça, as dores musculares e o mal estar geral.  Os ratos são os portadores da doença, mas não adoecem.

Raiva – doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado. Trata-se de uma doença incurável e fatal contra a qual existe tanto vacina como soro mas não tratamento depois que a doença se manifestou. Diversos países estão livres dessa doença que se torna cada vez mais rara.

zoonose

Mais sobre a zoonose

Dengue – transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Febre alta, dor de cabeça, dores musculares intensas, manchas vermelhas pelo corpo e dores atrás dos olhos são os principais sintomas da dengue clássica, forma mais branda da doença.

Histoplasmose – os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença. A contaminação geralmente ocorre através da inalação ou respiração do ar contaminado com as fezes desse animais, ao fazer limpeza ou ao adentrar locais por eles habitados.

Nem todas as zoonoses existentes são comuns nos seres humanos como são nos animais e muitas vezes os casos de pessoas infectadas não são relatados ao serviço de zoonoses. Há outras zoonoses que, de forma contrária, são menos comuns nos animais, no entanto são muito graves para a saúde humana, por exemplo, brucelose, hidatidose, febre Q, e doenças como raiva ou tuberculose bovina são igualmente graves para o animal e para o homem. Essas doenças, quando presentes em animais produtores de leite, são de notificação obrigatória por parte das entidades responsáveis.


Referências

Conteúdo encontrado em:

https://remediodaterra.com/zoonose-causas-e-sintomas
photo Carbúnculo

Carbúnculo

Doença

Carbúnculo ou antraz é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactéria Bacillus anthracis, e a sua forma mais virulenta é altamente letal. É uma zoonose, pois o carbúnculo é uma doença comum dos animais herbívoros selvagens e domésticos, que pode afetar os seres humanos que forem expostos a animais, carne, lã ou couro infectados.O Bacillus anthracis é um bacilo grande Gram-positivo, com...Mais