Remédio caseiro para rubéola

Tratamento por remediodaterra
Doença: Sarampo
Ingredientes: Camomila, Sabugueiro, Limão, Milho

Introdução

Remédio caseiro para rubéola

A rubéola é uma doença contagiosa bem semelhante com o sarampo, causada por um vírus e especificada pelo surgimento de uma erupção cutânea rosada no rosto, pescoço e em todas as outras partes do corpo. Popularmente a rubéola é conhecida por sarampo alemão ou sarampo de três dias. Normalmente aparece em epidemias, nos intervalos de 3 a 4 anos, espalhando-se com a maior facilidade no período da primavera, época que o sarampo também ataca. Saiba mais sobre a rubéola e como ela pode ser tratada. Confira a seguir!

Rubéola (causas)

A rubéola é provocada pelo vírus Rubella e é transmitida de pessoa para pessoa, por meio de tosse ou espirro, sendo extremamente contagiosa. Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas desde uma semana antes do início da erupção até uma a duas semanas após seu desaparecimento. No entanto, uma pessoa pode transmitir a doença antes mesmo de saber que tem rubéola.

A doença inclusive pode ser congênita, podendo ser transmitida de mãe para filho ainda no período da gravidez.

Fatores de risco

  • Ter contato muito próximo com uma pessoa infectada com rubéola é um grande fator de risco para o contágio
  • Não tomar a vacina tríplice viral, que atua inclusive contra o sarampo e a caxumba, pode tornar a pessoa vulnerável ao vírus causador da rubéola
  • Recém-nascidos conciliam ser a faixa etária de maior risco, uma vez que ainda não foram vacinados contra a doença. Os adultos, por outro lado, não estão livres da rubéola só porque foram vacinados. Pode acontecer de a vacina perder a capacidade e deixar de proteger a pessoa totalmente, porém, é aconselhável que se tome um reforço da vacina alguns anos depois da primeira dose.

Sintomas de Rubéola

Os sintomas do vírus podem ser leves e incertos, especialmente nas crianças. Quando aparecem, os sintomas demoram geralmente de duas a três semanas depois da infecção para se demonstrar e duram, por cerca, de dois a três dias.

Os sintomas são o aparecimento de erupções avermelhas no perímetro da pele, que saem especialmente no rosto e depois se espalham pelo corpo. Entre os relevantes sintomas estão:

*Dor de cabeça
*Febre leve
*Nariz entupido
*Irritação nos olhos
*Aparecimento de ínguas na região da nuca e orelhas
*Dor corporal e sensação de mal-estar
*Dor muscular e articulações

Remédio caseiro para rubéola com camomila

O remédio caseiro para rubéola com camomila possui AAS, que é uma substância com ação analgésica, eficaz para redução de dores características da rubéola e baixar a febre.

Ingredientes

  • 10 g de camomila
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes em uma panela, ferver por 5 minutos e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois coar e beber até 4 xícaras por dia.

Remédio caseiro para rubéola com cistus incanus

O remédio caseiro para rubéola com cistus incanus contém características anti-inflamatórias, antioxidantes e antissépticas que auxilia a fortalecer o sistema imune, auxiliando o organismo a combater a infecção.

Ingredientes

  • 3 colheres (de cha) de folhas secas de cistus incanus
  • 500 ml de água fervente

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 vezes por dia.

Um boa sugestão é adicionar suco de acerola nesse remédio caseiro, pois ele é rico em vitamina C que inclusive fortalece as defesas do organismo.

Outros remédios caseiros para rubéola

Com hortaliças

Milho: Faça um chá com 80 g de palha e cabelo de milho para cada litro de água. Se lavar com este chá, diariamente.

Chá de flores de Sabugueiro: Faça um chá com 80 g de flores de sabugueiro para cada litro de água. Se lave com este chá, diariamente.

Agrião: Bater o agrião no liquidificador ou processador e dissolver o suco obtido em água. Beber 3 xícaras diariamente. É aconselhável acrescentar o agrião na dieta especialmente em forma de salada temperada com azeite de oliva, limão e sal.

Lentilha:
Juntar 50 gramas de grãos de lentilha para cada litro de água e cozinhar em uma panela de pressão por 15 minutos. Beber 2 xícaras do chá diariamente.

Com frutas

Acerola: Bater no liquidificador ou no processador e ingerir 25 ml do sumo no café da manha, em jejum.

Cereja: Ingerir um copo de suco natural no café da manha, em jejum.

Sumo de laranja: Em um recipiente acrescente o sumo de 1 laranja e aqueça, em seguida acrescente 2 colheres de mel de abelhas e beba em seguida. Tomar 3 vezes diariamente. Este xarope auxilia a normalizar a febre.

Prevenção

Vacinação é a forma mais segura e eficaz de se prevenir rubéola. A vacina da rubéola é recomendada para todas as crianças. Geralmente, é aplicada em bebês de 12 a 15 meses, mas algumas vezes é administrada antes e durante epidemias. Uma segunda vacinação (reforço) é aplicada rotineiramente em crianças entre quatro e seis anos. A tríplice viral é uma vacina combinada que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Já a vacina tetra viral protege também contra catapora. 


Referências

Conteúdo encontrado em:

https://remediodaterra.com/remedio-caseiro-para-rubeola
photo Sarampo

Sarampo

Doença

Sarampo é o nome de uma doença viral e uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos...Mais