Remédio caseiro para roséola infantil

Tratamento por remediodaterra
Doença: Encefalite
Ingredientes: Milho

Introdução

Remédio caseiro para roséola infantil

A roséola infantil é bastante conhecida, mas muitas vezes por outros nomes populares. Crianças são afetadas com essa doença que se manifesta em forma de febre e manchas pelo corpo. É recomendado sempre procurar um pediatra para tratar e falar mais sobre a doença e as formas de tratar. Conheça mais sobre a doença em : Roséola infantil. Confira a seguir !

Como é a Roséola infantil?

A roséola é também conhecida de exantema súbito ou sexta doença. Mesmo que seja bastante parecida com a rubéola, a roséola infantil é ocasionada por outro vírus. Mas você conhece o vírus ? Ele se chama : o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6). Que normalmente , infecciona crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos. A passagem acontece de uma pessoa para outra, durante o período de febre. Adultos imunodeprimidos são vulneráveis à infecção pelo HHV-6.As manchas são pequenas e de tonalidade avermelhadas ou até mesmo cor-de-rosa. As machas surgem com mais frequência no tronco, pescoço e braços da criança. As machas ocasionadas pela roséola dura em média de 7 dias. As machas são contagiosas. Crianças podem ser contaminadas por meio do contato com a saliva.

A roséola infantil deve ser tratada por meio de remédios para a febre como o Paracetamol.A roséola infantil não coça, mas, por via das dúvidas se a criança tiver coceira, aplique pomadas anti-histamínicas, como Polaramine. Mas antes procure ajuda pediatra, aplique apenas com o conhecimento do especialista. Mas sempre seguindo as recomendações orientados pelo médico pediatra. A febre alta provocada pela roséola às vezes pode causar uma convulsão febril, que pode ser assustadora, embora na maioria dos casos não traga nenhuma consequência à saúde da criança. Em situações muito raras, o estágio febril da doença pode levar à meningite ou, mais raramente ainda, à encefalite (inflamação do cérebro).Lembre-se também de manter o comprometimento com os cuidados. Evite mantas e cobertores, dar banhos com água morna e colocar um pano molhado em água fresca na testa e axilas.

Quais são os sintomas da roséola infantil ?

Os sintomas aparacem a partir do  5.º ou do 15.º dia depois de estar infectado. A febre tende a subir inesperadamente para 39,4ºC ou 40,5ÞC. Dura em média de 3 a 5 dias. Os ataques febris, conhecidos como convulsões, serão bastante constantes durante as primeiras horas da infecção.Durante a fase febril, ainda não dá para saber se se trata de roséola, porque a erupção só surge depois. Isso quer dizer que seu filho estará sob observação por causa da febre alta, e qualquer sintoma preocupante (letargia, confusão mental ou qualquer coisa que assuste você) deve ser comunicado ao médico.

Principalmente à medida que a temperatura vem a subir. Por mais que se esteja com a febre alta, a criança está normalmente desperta e ativa. Podem dilatar-se os gânglios linfáticos localizados na parte posterior da cabeça, dos lados do pescoço e por trás das orelhas. O baço também pode dilatar-se ligeiramente. A febre normalmente desaparece ao 4.º dia.

A roséola tem um padrão bem característico, de acordo com o esquema a seguir:

  • Febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio
  • Além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diarreia, falta de apetite e de energia
  • Quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias.

Observação : Adultos não tem riscos de serem contaminados pela roséola. A maioria das pessoas tem anticorpos para a roséola já aos 4 anos de idade, mesmo sem nunca ter tido a doença. Em certos casos, um adulto com o sistema imunológico comprometido, como uma pessoa submetida à quimioterapia, pode sofrer uma infecção devido à reativação do vírus, numa espécie de herpes zóster.

Remédio caseiro para roséola infantil

O remédio caseiro que você vai ver, contém propriedades antipiréticas, que ajudam a baixar a febre.

Para acelerar o processo é recomendado que os pais possam dar um banho morno, ou então, colocar um pano molhado com água fria durante alguns minutos nas axilas e na testa.

Remédio caseiro para roséola infantil

Ingredientes:

  • Casca seca de freixo (25 g);
  • Meio litro de água.

Modo de preparo
Coloque a água e a casca seca de freixo numa panela e leve ao lume. Deixe ferver durante 10 minutos, desligando de seguida. Após arrefecer para uma temperatura agradável, coe, e dê de beber à criança. Deve dar 3 a 4 chávenas de chá por dia, até a febre desaparecer ou baixar.

Outras formas caseiras para tratar a roséola infantil

  • É recomendado para ajuda a baixar a febre que é algo característico da roséola infantil. É recomendado que se dê um banho morno na criança e colocar pano molhado em água fria na testa ou axilas, durante alguns minutos. Se preferir repita o processo sempre que possível.
  • Recomende bastante a ingestão líquidos pela criança é muito importante para que ela não fique desidratada, a febre pode causar a desidratação da criança.

Observação : Em meio ao período de febre, vista a criança deve vestir roupas confortáveis que evitem suores excessivos.


Referências

Conteúdo encontrado em:

https://remediodaterra.com/remedio-caseiro-para-roseola-infantil
photo Encefalite

Encefalite

Doença

Encefalites são infeções agudas do cérebro, comumente causadas por um vírus, como o vírus da gripe, ou bactéria ou podem ser uma complicação de outras doenças infecciosas, como a raiva ou sífilis. Acontecem em certas infestações parasitas e protozoárias, como toxoplasmose, malária, ou meningoencefalite amébica primária. São mais frequentes em pessoas com o sistema imune comprometido. Uma lesão...Mais