Infecções intestinais sexualmente transmissíveis

Tratamento por tuasaude
Doença: Campylobacter
Ingredientes: Milho

Introdução

Infecções intestinais sexualmente transmissíveis

Algumas infecções intestinais podem acontecer devido à transmissão de vírus e bactérias transmitidas durante o contato íntimo, especialmente durante o sexo anal ou oral.

Embora existam vários microorganismos que podem provocar as infecções, elas são divididas em três grupos principais, a proctite, a proctocolite e a a enterite.

1. Proctite

A proctite surge quando a infecção acontece na última parte do intestino grosso, o reto. Geralmente este tipo de infecção é mais comum após o sexo anal, sendo causada por microorganismos do tipo N. gonorrhoeae, C. trachomatis ou T. pallidum.

O que se sente: os sintomas mais comuns incluem dor no ânus, sensação constante para evacuar e saída de líquidos.

Como tratar: o tratamento deve ser indicado por um proctologista, no entanto, na maioria dos casos é feito com uma injeção de Ceftriaxona e Doxiciclina em comprimidos, 2 vezes por dia, por 7 dias.

2. Proctocolite

Este tipo de infecção afeta a região do reto e outros locais do intestino, provocando uma inflamação intestinal mais intensa que a proctite. A proctocolite é mais comum após contato íntimo da boca com os órgãos genitais, em especial o ânus, sendo provocada por microorganismos como Campylobacter sp., Shigella sp.Entamoeba histolytica ou C. trachomatis.

O que se sente: por ser uma inflamação mais intensa, a proctocolite apresenta os mesmos sintomas que a proctite, mas associados a outros sinais como fortes cólicas abdominais e diarreia, por exemplo.

Como tratar: embora os sintomas sejam mais intensos, o tratamento é feito também com uma injeção de Ceftriaxona e Doxiciclina em comprimidos, 2 vezes por dia, por 7 dias. No entanto, o médico pode receitar outros remédios para aliviar os sintomas.

3. Enterite

A enterite consite na inflamação do intestino delgado, sendo causada pela transmissão de parasitas através da boca, especialmente a Giardia lamblia. Asim, este tipo de infecção intestinal é muito comum quando existe contato direto da boca com o ânus, por exemplo.

O que se sente: os sintomas mais comuns incluem diarreia, dor de barriga, náuseas e vômitos.

Como tratar: a maior parte dos casos desaparece sem necessitar de tratamento ao fim de aproximadamente 3 dias. No entanto, é recomendado manter boa hidratação especialmente devido à perda de líquidos pelos vômitos e diarreia.

Saiba mais sobre como é feito o tratamento deste tipo de infecção.


Referências

Conteúdo encontrado em:

https://www.tuasaude.com/infeccoes-intestinais-sexualmente-transmissiveis
photo Campylobacter

Campylobacter

Doença

Campylobacter (bactéria retorcida) é um gênero de bactérias que foi inicialmente descrito em 1963 e descreve bactérias gram-negativas, espirais e microaerofílicas. Movem-se através de flagelos uni ou bipolares, são oxidase-positivas e possuem aspecto espiral característico. Não utilizam carboidratos como fonte de energia e necessitam de baixas concentrações de oxigênio e altas de dióxido de...Mais