Suplemento de cálcio e minerais: melhore sua saúde naturalmente. Veja os benefícios, como suplementar e porquê.

Artigo por natvim

Conhecidos como um elemento nutricional, os minerais são essenciais para uma boa saúde e são vitais para a performance de várias funções do corpo. Como são inorgânicos, os minerais não podem ser naturalmente produzidos pelo organismo. Por isso, são originados na terra, consumidos pelas plantas e animais, até chegarem na nossa alimentação. É, portanto, através dos hábitos alimentares que adquirimos estes elementos fundamentais para nossa saúde.

Os cinco principais minerais que estimulam as funções bioquímicas do nosso corpo são o potássio, o magnésio, o cálcio, o sódio e o fósforo. Eles reparam as células e ajudam no desenvolvimento e crescimento de processos gerais do corpo.

A importância do Cálcio

Destacamos a o papel do mineral cálcio, pois é considerado um dos mais fundamentais minerais para a saúde. Entre todos os benefícios do cálcio, os mais importantes podem ser considerados a saúde dos ossos e dentes, mas ele está presente também em processos como contração muscular do ciclo dos batimentos cardíacos, na coagulação sanguínea, na transmissão dos impulsos nervosos, na ativação de enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e na permeabilidade das células. Assim, o cálcio pode funcionar como prevenção de câncer de cólon, tratamento de obesidade, entre outros benefícios para a saúde.

Quais os benefícios do cálcio para a saúde?

Nós precisamos do cálcio desde bebês, para formar a estrutura do corpo humano, na adolescência para o crescimento e na vida adulta para a sustentação dos ossos, além do suporte à circulação sanguínea e saúde dentária [1]. No entanto, certos relatórios em determinados países apontam que o consumo de alimentos com cálcio muitas vezes é deficiente nas dietas, especialmente as de emagrecimento. Isso acaba ocasionando problemas de osteoporose, por exemplo. Afinal, o cálcio forma 2% do peso total do corpo humano. Por isso, é importante adicionar na sua dieta alimentos ricos em magnésio e cálcio, já que o magnésio ajuda no processo de absorção do cálcio.

Os principais problemas de falta de cálcio são dor nos músculos, espasmos, palpitações, pressão alta, osteoporose, perda de dentes, doenças de gengiva, insônia, hipertensão e artrite. Para verificar se você tem deficiência de cálcio, o ideal é fazer exames médicos regularmente. Veja os principais benefícios da ingestão de cálcio na sua alimentação.

1Benefícios dos suplementos de cálcio para a saúde

Benefícios dos suplementos de cálcio para a saúde

FORTALECIMENTO DOS OSSOS

Por fazer parte da composição dos ossos, ocálcioajuda aaliviar a presença de dores nas costas, mantendo os ossos nos seus formatos ideias. Tambémprevine artrite e osteoporose.

PERDA DE PESO

O cálcio ajuda a manter um peso corporal ideal em homens e mulheres. Quando não ingerimos cálcio o suficiente a formação das células de gordura aumenta e a produção de certos hormônios acaba inibindo a proteína responsável pela queima de gordura. Por isso, a ingestão decálcio ajuda na prevenção de problemas como obesidade [2].

PROTEÇÃO DOS MÚSCULOS CARDÍACOS

cálcio protege os músculos do coração, ajudando os músculos contraírem e relaxarem apropriadamente. Também ajuda o sistema nervoso a manter a pressão ideal nas artérias. Se há uma queda no consumo de cálcio, um hormônio chamado calcitriol é liberado no organismo, o qual acaba aumentando a pressão sanguínea [3].

PREVENÇÃO DE CÂNCER DE CÓLON

A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas e de tumores no cólon [4]. O excesso do mineral usado como suplemento fica nos intestinos, depois que o corpo absorve o que precisa. Ali, eles eliminam possíveis células cancerígenas.


CUIDADOS DENTÁRIOS

cálcio protege os dentes por manter a firmeza dos ossos durante a vida, de forma que as bactérias não se proliferam. Quando as gengivas começam a apresentar sinais de desequilíbrios, é preciso apostar numa dieta rica em cálcio ou em suplementos como alga marinha com cálcio.


REGULAR A PRESSÃO SANGUÍNEA

cálcio, assim como o magnésio e o potássio, ajuda a regular a pressão sanguínea. Portanto, pode ajudar em casos de hipertensão [5].


TRANSPORTE DE NUTRIENTES

cálcio desempenha um papel importante na circulação sanguínea, auxiliando o transporte de nutrientes entre as membranas celulares.


PREVINE PEDRAS NOS RINS

As pedras nos rins são depósitos de cálcio e outros minerais cristalizados no trato urinário, no entanto, estudos recentes demonstram que uma dieta com alta ingestão de cálcio diminui o risco de pedras nos rins consideravelmente [6].


CICLO MENSTRUAL

Tanto o cálcio quanto o magnésio tem efeitos positivos nos sintomas ocasionados duante a fase pré-menstrual das mulheres. Sua ingestão acaba melhorando problemas de depressão e ansiedade que esta fase pode trazer através da liberação de certos hormônios [7].

2Quais alimentos que contém cálcio?

Quais alimentos que contém cálcio?

Osalimentos com cálciosão especialmente: sardinha, salmão, sementes (linhaça e gergelim), vegetais verdes (brócolis, couve, espinafre), ostras, amêndoas, feijão preto, aveia, ovos, entre outros.

As algas marinhas

Entretanto, um dos principaisalimentos que contém cálcio, que se apresenta na forma de suplementação é aalga marinha. O cálcio proveniente de algas marinhas de origem vegetal é absorvido de uma forma eficaz pelo corpo humano e pode ser considerado um dos melhoressuplementos de cálcio. A excepcional e diferenciada estrutura destas algas proporciona biodisponibilidade, elevada absorção pelo organismo fazendo com que os minerais tenham verdadeira e benéfica utilização pelo corpo humano. Sua biodisponibilidade facilita a absorção pelo organismo combatendo doenças e fortalecendo o organismo do cansaço diário.

Além disso, a composição das algas marinhas contém outros minerais, como o magnésio, o cromo, zinco, ferro, cobre, entre outros, que também ajudam na própria absorção do cálcio. Especialmente o magnésio e a vitamina D são importantes para este processo de absorção do cálcio no intestino. O magnésio também pode ser encontrado em peixes, folhas verdes, cacau, sementes, abacate, quinoa, entre outros alimentos ricos em magnésio e cálcio.

3Onde comprar suplementos com cálcio e como tomar?

Onde comprar suplementos com cálcio e como tomar?

Você encontrasuplemento de cálcio de algas marinhasem nosso marketplace delojas de produtos naturais. No NatVim Marketplace, você tem o produto disponível a pronta entrega paracompra online. Os suplementos podem ser em pílulas ou líquidos, basta adicionar sua ingestão na sua rotina de alimentação diária. Clique no link abaixo para ver o produtosuplemento de cálcio natural de algas marinhas, o mais natural e melhor dos suplementos de cálcio:

Cálcio de alga marinha com vitaminas D3 e K2 ou magnésio