Água alcalina e purificador de água: Benefícios para sua Saúde! Entenda como funciona.

Artigo por natvim

Introdução

Água alcalina e purificador de água: Benefícios para sua Saúde! Entenda como funciona.

Você sabia que beber água alcalina traz muitos benefícios para a saúde? Suas propriedades envolvem vantagens como melhora na digestão, equilibrio nos níveis hormonais e fortalecimento dos ossos. Ainda, a água alcalina, ou água ionizada, ajuda a reduzir ansiedade e fortalecer o sistema imunológico.

O que é água alcalina?

A água alcalina é uma água com o pH maior e comalta concentração de minerais. Enquanto a água mineral “normal” tem um pH de 7.0, aágua alcalinatem um pH de aproximadamente 8 ou 9 [1]. Ou seja, seu pH possibilitaequilibrar a acidez do organismo, especialmente nas dietas contemporâneas.

Ela também é conhecida como água ionizada e provém das correntezas das montanhas depois que a água agrega no seu percurso minerais como cálcio, potássio, bicarbonato, entre outros. Mas você pode também produzir água alcalina em casa, através do uso de um ionizador de água ou purificador de água, citados no final deste artigo.

Quais os benefícios e tratamentos da água alcalina?

A água alcalina ideal é aquela que é inodora, incolor, insípida e que tenha um pH entre 8 e 10. Ela pode, assim, devido aos seus minerais e pH, ter muitos efeitos positivos no corpo, como anti-envelhecimento, hidratação, saúde da pele, perda de peso e prevenção ao câncer.

1Agora, veja alguns dos principais benefícios da água alcalina

Agora, veja alguns dos principais benefícios da água alcalina

REDUÇÃO DA ANSIEDADE

Beber a água alcalina ajuda a aliviar a ansiedade [2]. Pesquisas mostram que os níveis de acidez do corpo podem tornar as pessoas mais propensas à ansiedade e à distúrbios negativos no equilíbrio hormonal [3]. A ingestão de água alcalina auxiliar no processo de alívio destes tipos de sintomas, equilibrando os hormônios e os níveis de estresse do corpo.

FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNE

O balanço dos níveis de pH no corpo [4] possibilitam também que não só os hormônios, mas as enzimas e os órgãos, funcionem melhor, especialmente durante o processo digestivo. Por isso, a água alcalina pode proporcionar mais energia ao organismo ao fortalecer o sistema imune.

ALÍVIO DE REFLUXO

O estômago é o órgão com mais acidez do corpo, o que é importante para quebrar as cadeias dos alimentos. Ele opera através da enzima chamada pepsina. No entanto, acidez em excesso pode provocar refluxo e outros distúrbios relacionados. A água alcalina, por suas propriedades de equilíbrio de pH, auxilia em casos de refluxo, neutralizando a pepsina, e talvez este seja seu mais completo benefício para tratamentos de saúde [5].

SAÚDE DOS OSSOS

A água alcalina ajuda a fortalecer os ossos, pois, muitas vezes, o corpo compensa seus desequilíbrios utilizando o “estoque” de minerais que os ossos guardam, como o cálcio e o magnésio. É uma forma que o organismo encontra de manter seus níveis de pH equilibrados. Estes quadros podem piorar com a idade, em casos de osteoporose, por exemplo. Além disso, a água alcalina pode auxiliar na eliminação de ácido úrico. Por isso, ajuda a prevenir osteoporose e tratar os ossos do corpo [6].

SAÚDE DO CORAÇÃO

A acidose também pode provocar problemas coronários, incluindo colesterol alto, pressão alta e o aumento do risco de diabetes. Por isso, ingerir água alcalina pode prevenir que este tipo de doenças se desenvolvam, especialmente por sua alta concentração de magnésio, elemento importante para a saúde da circulação sanguínea e do coração [7].

DETOX DO CORPO

Os minerais presentes na água alcalina podem provocar um efeito antioxidante [8] no organismo. Eles ajudam a eliminar a oxidação das células, o que consequentemente provoca uma melhora na saúde da pele, além de produzir um efeito anti-inflamatório em casos de inflamações de juntas das articulações. Problemas como artrite acabam emergindo em função da alta acidez do corpo então os efeitos alcalinizantes da água alcalina servem como tratamento e prevenção [9].


PREVENÇÃO DE CÂNCER

Em alguns estudos recentes, pesquisas apontam que a água alcalina pode reduzir significativamente o desenvolvimento de melanomas no câncer de pele. No entanto, ainda precisam de mais estudos nessa área.


AUMENTO DE ENERGIA

O equilíbrio do pH também proporciona outra maravilha: a otimização das funções metabólicas. Isso porque a acidose impede que as células produzem energia.


PERDA DE PESO

A água alcalina acaba provocando melhora no sistema digestivo, aumentando a capacidade metabólica e auxiliando em dietas de emagrecimento. Ainda, seus minerais reduzem a retenção de líquidos.

2Onde encontrar água alcalina?

Onde encontrar água alcalina?

A água alcalina pode ser encontrada já engarrafada para vender em diversos estabelecimentos e lojas de produtos saudáveis. No entanto, você pode também adquirir um purificador de água também chamado de ionizador de água, que permite que você tenha água alcalina em casa. O ionizador de água possui um filtro que realiza um processo de tratamento da água, enriquecendo ela com oxigênio e aumentando seu pH. Assim o purificador da água transforma a água ácida em água alcalina.

Um ionizador de água costuma ser fácil de instalar e recomenda-se que troque o filtro constantemente para o purificador de água funcionar melhor. Também, o ideal é que o ionizador de água seja livre de BPA, um componente do plástico que pode deixar resíduos na água.

Em nosso marketplace, você pode comprar ionizadores de água, bem como jarras e flasks alcalinizadores portáteis. Clique aqui para purificar a sua água e ter mais sáude:

Jarras e Ionizadores de Água

É possível também adicionar um pouco de bicarbonato à água, para tornar a mesma um pouco mais alcalina. Mas esse procedimento deve ser feito com cuidado, pois o bicarbonato em altas quantidades não é benéfico, desequilibrando o pH do corpo.

Atenção

É importante você saber que os estudos em relação a água alcalina estão ainda em desenvolvimento científico. Ainda, o excesso de ingestão da água alcalina pode ser prejudicial para a saúde, pois aumentar o nível de pH do corpo de uma forma excessiva também pode levar a doenças. O ideal é você ingerir a água alcalina de forma equilibrada, para complementar um estilo de vida saudável. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou endocrinologista.