Cosméticos naturais para uma saúde plena e sem toxicidade! Dicas para alcançar a beleza natural :-)

Artigo por natvim

Introdução

Cosméticos naturais para uma saúde plena e sem toxicidade! Dicas para alcançar a beleza natural :-)

Você sabia que a saúde integral também envolve tratamentos e cuidados com nossa beleza? Os cosméticos que usamos no dia a dia estão em contato direto com nosso organismo e a pele absorve uma grande quantidade de substâncias presentes nestes produtos. No entanto, muitos cosméticos possuem componentes tóxicos, podendo causar irritações, alergias, inflamações e inclusive, em alguns casos, colaborar para o desenvolvimento de câncer e outras doenças crônicas [1]. Certos componentes químicos presentes nos cosméticos comuns que encontramos nas farmácias e supermercados se chamam de disruptores endócrinos, capazes de interferir no nosso sistema endócrino e provocar efeitos adversos neurológicos e imunitários [2].

Assim, uma boa forma de cuidar da saúde é apostando nas técnicas e cosméticos naturais e orgânicos. Algumas delas eram comuns apenas algumas décadas atrás, como as receitas e usos de shampoos caseiros, cremes naturais, ervas e óleos vegetais. Hoje, você pode apostar nelas com uma variedade grande de produtos à disposição, seja comprando shampoos naturais ou cosméticos orgânicos, seja criando suas próprias receitas em casa através de misturas criativas e saudáveis entre ervas, óleos e manteigas. Dessa maneira, você pode prevenir inúmeras doenças, evitar alergias e melhorar sua saúde e bem-estar, já que o seu organismo irá interagir de maneira harmônica com estes tipos de ingredientes do que aqueles sintetizados em laboratórios.

1Ervas e óleos para a sáude: Argan, Karité, Alecrim e Coco

Ervas e óleos para a sáude: Argan, Karité, Alecrim e Coco

A seguir, explicamos quatro principais opções de ingredientes naturais para você utilizar emreceitas de cosméticos caseirosou simplesmente adicionar à suarotina de beleza saudável.

ARGAN, O ÓLEO SUPER HIDRATANTE

Oóleo de argan é extraído dos frutos da árvoreArgania spinosa[3], típica da região do Marrocos. Os triterpenoides encontrados noóleo de argan, combinados com seus outros componentes orgânicos, são capazes de diminuir marcas de envelhecimento e cicatrizes, além de auxiliar em casos de acne e dermatites [4]. O óleo de argan auxilia na elasticidade da pele prevenindo e auxiliando casos de envelhecimento precoce. Ainda, a grande concentração de vitamina E do argan também promove a saúde dos cabelos e ele pode ser usado para hidratação, protegendo os fios e dando muito brilho natural para os cabelos. Sem deixar de mencionar, as propriedades antibacterianas do óleo podem ser aliadas em tratamentos para unhas, evitando fungos e melhorando a aparência e a coloração das unhas [5].

KARITÉ, A MANTEIGA SAUDÁVEL

Derivada da árvore africana Vitellaria paradoxa [6], a manteiga de Karité é produzida tanto para uso cosmético quanto para usos culinários. Seus benefícios para a beleza natural são inúmeros. Os ácidos graxos presentes na manteiga de karité penetram na pele e deixam nutrientes e antioxidante na parte profunda dela, deixando-a super saudável e hidratada [7]. Usando a manteiga de karité nos cabelos é possível prevenir a queda e aumentar o crescimento [8]. Além disso, o uso da manteiga sob a pele do corpo, especialmente em áreas irritadas, suaviza e acalma, ainda hidratando profundamente por seus poderes anti-inflamatórios [9]. A atividade antioxidante das substâncias da manteiga de karité, como o ácido linoleico, ajudam a prevenir processos oxidativos da pele, reduzindo marcas de envelhecimento [10].

ALECRIM, ERVA NATURAL DE SAÚDE

O alecrim (Rosmarinus officinalis), que muitos conhecem pelo seus usos culinários, é uma planta maravilhosa para utilizar nos cuidados de beleza [11]. Um dos principais benefícios do alecrim, quando utilizado como óleo essencial, é combater problemas de queda de cabelo, inclusive quadros graves de alopecia, estimulando o crescimento capilar[12]. Suas propriedades estimulam a circulação de vasos sanguíneos no couro cabeludo assim como no corpo inteiro, auxiliando nos processos da saúde da pele. Suas propriedades aromáticas também proporcionam melhora na cognição e na atividade mental. Por isso, é interessante colocar 2 a 3 gotas do óleo essencial de alecrim no seu shampoo caseiro, condicionador natural ou creme natural para os cabelos e pele. Atenção! É importante não aplicar o óleo de alecrim diretamente na pele, pois ele causa efeitos colaterais.

COCO, PARA O CORPO TODO

O óleo de coco é ideal para usar em massagens, devido a fácil absorção da pele de seus elementos saudáveis e hidratantes [13]. Também é um óleo versátil para usar na hidratação dos cabelos, tornando-se ingrediente essencial para a confecção de cremes caseiros para os cabelos e peleVocê pode usar o óleo de coco nos lábios, como hidratante labial, nos cotovelos rachados e outros locais secos do corpo, como esfoliante (adicionando açúcar ou borra de café) e ainda como removedor de maquiagem natural! Muitos estudos apontam também o benefício do óleo de coco para doenças de pele como psoríase [14] e para a cicatrização, devido a suas propriedades antimicrobianas.

2Mais ervas naturais para sua beleza e saúde

Mais ervas naturais para sua beleza e saúde

Outraservas naturais e ingredientes da natureza interessantes para serem utilizados nos rituais de beleza natural em seu formato de óleo essencial são:

  • HORTELÃ - o óleo essencial de hortelã tem propriedades antissépticas, podendo ser utilizado na pele como clareador de manchas, tonificante e regulador da produção de sebos e acnes. Ainda, suas propriedades antibacterianas o fazem ótimo e refrescante para a saúde bucal [15]
  • CRAVO - o óleo essencial de cravo-das-índias possui o princípio ativo eugenol, que estimula ativamente a circulação sanguínea promovendo a saúde da pele. Da mesma forma, pode ser usado nos cabelos para evitar queda, estimular o crescimento e fortalecer os fios. [16]

  • CAPIM LIMÃO - o óleo essencial de capim-limão pode ser um ótimo substituto aos desodorantes sintéticos e poluentes que encontramos por aí. O ideal é misturar algumas gotas de óleo essencial de capim limão a um componente como o leite de magnésia, criando um desodorante saudável e amigo do meio ambiente [17]. Seu óleo essencial também pode ser usado como tônico, combatendo a flacidez.

  • GENGIBRE - o óleo essencial de gengibre pode ajudar em problemas de caspa, reduzindo os sintomas de coceira no couro cabeludo. A sua riqueza em minerais e propriedades anti inflamatórias ajuda a manter o couro cabeludo limpo e saudável [18].

  • CAMOMILA - a camomila sempre foi muito popular no mundo dos cosméticos pois ela auxilia a clarear manchas na pele, assim como tons dos fios dos cabelos. O ideal é usar o óleo essencial puro da camomila, que, ainda, ajuda na cicatrização de cortes e feridas [19].

  • LAVANDA - de acordo com dermatologistas, o óleo essencial de lavanda é um dos mais eficazes nos tratamentos com acne. Os princípios ativos da lavanda inibem que a bactéria da acne cause suas infecções iniciais e por isso pode ser usado tanto como aplicação na pele quanto como aromaterapia. Também é muito eficaz no tratamento de casos de alopecia, auxiliando na redução de queda de cabelo. Em caso de uso do óleo essencial da lavanda em crianças, consultar um dermatologista ou profissional da saúde, pois a lavanda tem efeitos hormonais [20].

  • JOJOBA - o óleo de jojoba é antisséptico, anti inflamatório, antioxidante e rica em vitamina B. Por isso, pode ser usado para hidratar a pele de forma profunda. Também pode ser usado como removedor de maquiagens, loção pós-sol e óleo para os cabelos. Nos cabelos, o óleo essencial de jojoba tem ações muito benéficas, pois remove a oleosidade dos fios, auxilia na queda, sendo que as proteínas encontradas na jojoba promovem um efeito anti-frizz, ideal para adicionar num condicionador natural [21].
  • LINHAÇA - o óleo de linhaça pode tratar cabelos quebradiços, tornando-os mais fortes e evitando que quebrem [22].
  • CALÊNDULA - o óleo essencial de calêndula é extremamente eficaz para tratar pele seca, quebradiça ou inflamada. Também trata acne, eczema e qualquer desconforto de pele pois acalma e tem propriedades antifúngicas e anti inflamatórias [23].

3Receitas de cosméticos naturais

Agora, que tal algumas receitas com alguns dos ingredientes acima?

Loção hidratante facial

  • 1 gt óleo vegetal calêndula

  • 1 gt óleo vegetal argan

  • 1 gt óleo essencial lavanda

Misture e aplique na pele do rosto já higienizada. Não se preocupe com oleosidade, pois os óleos essenciais orgânicos e naturais não acentuam a oleosidade da pele e sim regulam a mesma.

Esfoliante natural

  • ½ xícara de óleo de coco

  • ½ xícara de açúcar mascavo

Misture os ingredientes e aplique na pele já higienizada durante o banho, enxaguando com água.

Desodorante natural

  • 500 ml de leite de magnésia
  • 5 gotas de óleo essencial de capim limão
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 5 gotas de óleo essencial de hortelã

Misture tudo e guarde um recipiente. Antes de usar nas axilas, agite bem.

4Dicas

Dicas

Caso você opte porcomprar cosméticos naturais, busque aqueles que sejam livres de sulfatos (sulfate free), petrolatos, dimeticones, parabenos e que sejam também sem sal. Muitos ingredientes que se encontram nos shampoos industrializados também se encontram em outros produtos como cremes, desodorantes e condicionadores. Procure por desodorantes sem alumínio e sem álcool para reduzir a absorção de tóxicos em seu corpo.

Procure comprar óleos essenciais puros e, se possível, orgânicos, que tenham garantia de qualidade.

Em caso de problemas graves, procure um dermatologista ou profissional de saúde, pois os produtos naturais também tem seus efeitos colaterais no organismo e, dependendo do caso, devem ser usados com atenção.

Você encontra produtos para sua beleza natural, cosméticos naturais e/ou veganos em nosso shopping virtual online (NatVim Marketplace), um site exclusivo para compra online de produtos benéficos para sua saúde e o meio ambiente:

https://produtos-naturais.natvim.com/busca?c0=Beleza

5Referências

1-http://time.com/4832688/makeup-shampoo-toxic/

2-https://www.choice.com.au/health-and-body/beauty-and-personal-care/skin-care-and-cosmetics/articles/chemicals-in-cosmetics#natural

3 -https://www.organicfacts.net/argan-oil.html#cite-link-1

4-https://www.organicfacts.net/argan-oil.html#cite-link-3

5 -https://www.organicfacts.net/argan-oil.html

http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n3/1413-8123-csc-21-03-0753.pdf

6-https://www.organicfacts.net/shea-butter.html

7 -https://www.organicfacts.net/shea-butter.html#cite-link-3

8 -https://www.organicfacts.net/shea-butter.html#cite-link-7

9 -https://www.organicfacts.net/shea-butter.html#cite-link-4

10 - https://www.organicfacts.net/shea-butter.html#cite-link-5

11 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/herbs-and-spices/rosemary.html

12 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/herbs-and-spices/rosemary.html#cite-link-3

13 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/oils/coconut-oil-for-skin.html

14 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/oils/coconut-oil-for-skin.html#cite-link-8

15 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/herbs-and-spices/health-benefits-of-mint.html#skin-care

16 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-clove-oil.html

17- https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-lemongrass-essential-oil.html

18 - https://www.organicfacts.net/ginger-root-oil.html?utm_source=internal&utm_medium=259&utm_campaign=also-see

19 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/camomile-essential-oil.html

20 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-lavender-essential-oil.html

21 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/oils/jojoba-oil.html

22 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/seed-and-nut/health-benefits-of-flaxseed.html

23 - https://www.organicfacts.net/health-benefits/oils/calendula-oil.html


Pesquisas relacionadas