Como usar o óleo de copaíba, seu poder e benefícios para a saúde - Saiba tudo sobre este óleo medicinal, natural, e multi-funcional

Artigo por natvim

A árvore de copaíba parece ter seu nome derivado da língua tupi “Kaupa-iwa e Kaupaú”, que significa “árvore que tem depósito de seiva” (1). Mas não é só de nome que ela tem raízes indígenas. Os índios latino-americanos utilizavam o óleo da árvore de copaíba em diversas situações, como para curar feridas de guerreiros após batalhas (2). Logo, os portugueses no século XVI perceberam os benefícios do óleo de copaíba e o integraram num dos itens mais exportados do mundo, ao lado do cravo, do anil e do tabaco.

O óleo é um óleo essencial destilado da resina da árvore de copaíba, que é típica da América do Sul (Copaifera officinalis). Apesar da resina poder mudar a coloração dependendo do processo de destilação, o óleo deve ter uma coloração amarela e um gosto levemente amargo com aroma do bálsamo da árvore.

Mas afinal, o óleo de copaíba serve para quê?

1PODEROSO ANTINFLAMATÓRIO

PODEROSO ANTINFLAMATÓRIO

Muitos estudos foram realizados comprovando a ação antiinflamatória do óleo de copaíba como uso tópico ou oral. O componente químico beta-cariofileno, encontrado no óleo, assim como no alecrim e no cânhamo, atua com o efeito anti-inflamatório [3, 4, 5].

2CAPACIDADE ANALGÉSICA

Pesquisas demonstram que os efeitos analgésicos do uso oral do óleo de copaíba não causam efeitos colaterais no fígado, como fazem outros compostos como oTylenol[6]. No entanto, seu uso oral deve ser acompanhado por médicos, pois, caso administrado de forma excessiva, pode causar efeitos colaterais como vômitos e intoxicações.

3AJUDA A PELE

O óleo de copaíba é bom para a pele, tendo alto potencial antisséptico quando aplicado topicamente sobre a pele. Oóleo de copaíba é eficienteno combate à acnes ou outras irritações de pele, inclusive quadros de psoríase. Quando extraído da resina, pode ser usado para tratar, por exemplo, a acne e ainda pode ajudar a reduzir a visibilidade de cicatrizes variadas. [7]

4FAZ BEM PARA A SAÚDE BUCAL

Oóleo de copaíba é bom para a saúde bucal.Apesar da maioria dos óleos não serem seguros de serem ingeridos, o óleo de copaíba é se usado adequadamente. Estudos apontaram que o agente bactericida presente no óleo quando usado contra oSteptococcus mutans, uma bactéria encontrada na boca humana, inibe sua reprodução e pode ser útil no combate à cáries [8].

5ALIVIA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Se usado como aromaterapia, o óleo essencial de copaíba pode ajudar pessoas que sofrem a problemas respiratórios. Quando inalado, as propriedades anti-inflamatórias do óleo podem auxiliar no desconforto, aliviando a tensão de músculos e glândulas que estariam causando irritação [9]. Por isso,o óleo de copaíba para sinusitee outros desequilíbrios respiratórios é uma opção interessante para a saúde natural.

6DIURÉTICO E DETOX

O óleo de copaíba é diurético, trazendo benefícios para a saúde natural. Além de estimular o sistema urinário, é um antisséptico natural desse sistema, quando usado apropriadamente [11].

7PREVINE INFECÇÕES DE FUNGOS

São poucos os óleos que tem propriedades antifúngicas, mas as estruturas moleculares encontradas no óleo de copaíba são efetivas contra fungos[12]. Se você sofre de pé de atleta ou algum tipo de fungos nas unhas, aplicar o óleo de copaíba diluído em óleo vegetal (ver receita abaixo) de maneira apropriada poderia diminuir significativamente o processo de cura do local e prevenir de futuras infecções. Por isso,o óleo de copaíba é bom para problemas com fungos.

8DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL

O uso do óleo de copaíba na aromaterapiatem propriedades anti-inflamatórias, por isso, pode aliviar a tensão nos vasos sanguíneos [13], permitindo que a pressão do sangue abaixe e o sistema cardiovascular funcione bem. Essa propriedade ajuda a prevenir aterosclerose, que é uma das grandes causadoras de derrames e problemas coronários.

9VERMÍFUGO E LAXANTE

Por todas as propriedades anti-inflamatórias que estamos destacando,os efeitos laxantes do óleo de copaíbaauxiliam em quadros de prisão de ventre, além de ser um vermífugo natural, pelos seus efeitos antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.

10PARA A CABELEIRA

O óleo de copaíba para o cabeloé muito usado na indústria de cosméticos por suas diversas propriedades [14]. Ele é ótimo para dar mais brilho aos fios, pois o nutre de dentro para fora, auxiliando em casos de cabelos ressecados e ainda equilibrando a oleosidade. Também é bom para casos de queda de cabelo. O ideal é aplicar ele nos fios diluído em um óleo vegetal e depois enxaguar bem, mas cuidado caso sua pele seja sensível, pode ter efeitos colaterais.

11Como usar o óleo de copaíba? Veja abaixo a posologia do óleo de copaíba

Como usar o óleo de copaíba? Veja abaixo a posologia do óleo de copaíba

Até agora vimos que oóleo de copaíba tem muitas indicações, para diversos tipos de casos. É um óleo muito versátil e medicinal. Você podeusar o óleo de copaíbadas seguintes maneiras:

DILUÍDO EM ÓLEO VEGETAL

Nessa forma, você dilui gotas do óleo essencial de copaíba em um óleo vegetal de sua preferência (coco, amêndoas, oliva). Você pode aplicar em feridas pequenas quantidades, assim como nos cabelos e na pele. Antes de usar, verifique se você não tem alergia ou irritabilidade ao óleo de copaíba e evite usar a mistura por muito tempo. A proporção é 3 gotas de óleo essencial para 1 colher de sopa de óleo vegetal.

AROMATERAPIA

Outra forma deuso do óleo de copaíbaé através de um difusor de aromaterapia, especialmente para problemas respiratórios. Pingue 10 gotas do óleo essencial no difusor e faça uma sessão de inalação por no máximo 2 horas. Mais que isso, pode ter efeitos colaterais.

12Atenção, contra-indicações do óleo de copaíba!

Oóleo de copaíba pode ter efeitos colateraisem seu uso tópico. Algumas pessoas podem ser sensíveis aos seus componentes. Portanto, sempre utilize o óleo diluído em óleo vegetal. Nunca aplique ele puro na pele ou cabelos. Conheça os limites do seu corpo. Faça pequenos testes com o óleo para perceber algum sinal de efeitos colaterais na pele.

Para o uso oral do óleo, recomendamos que você procure um médico ou um profissional de saúde holística e integral, pois aposologia do óleo de copaíbapara ingestão e uso interno varia de acordo com os sintomas e o quadro do paciente. Por isso,para tomar o óleo de copaíbaesteja acompanhado de um profissional da saúde para evitar possíveis reações, afinal, o excesso do óleo pode causar intoxicação.

13Como comprar o óleo de copaíba?

Como comprar o óleo de copaíba?

Um fator importante para comprar óleo de copaíba é se certificar que está comprando um produto puro, com destilação eficiente, pois os óleos essenciais tem uma técnica precisa de produção. Observe as melhores marcas que garantem qualidade de produto!

Você encontra o óleo de copaíba em lojas naturais físicas ou emnosso shopping virtual online(NatVim Marketplace):

https://produtos-naturais.natvim.com/busca?q=óleo de copaíba




  • Autora principal: Júlia Albertoni, Mestre pela UFSC

  • Adaptação por: Eric Antonelo, Ph.D., NatVim