Guia completo sobre lentes de contato!

Tratamento por saudemelhor
Doença: Hipermetropia

Introdução

Foto medium

Pensando em tentar lentes de contato? As lentes de contato são mais versáteis do que nunca. Comece por compreender os prós e os contras de tipos comuns de lentes de contato e as regras básicas de prevenção de infecções oculares e de uso das lentes. Mas não se esqueça de começar a frequentar um médico antes de achar ou tomar qualquer decisão sobre sua visão.

Lentes de contato macias

Lentes de contato gelatinosas são o tipo mais popular de lentes de contato. As lentes de contato macias podem ser usada para corrigir os seguintes problemas de visão:

  • Miopia;
  • Hipermetropia;
  • Visão turva (astigmatismo);
  • Perda de visão perto relacionada à idade (presbiopia).

Lentes de contato gelatinosas adaptam-se à forma do seu olho. Elas são confortáveis ​​e tendem a permanecer no local também, por isso elas são uma boa escolha se você participa de esportes ou leva um estilo de vida ativo.

As lentes de contato moles vêm em vários tipos, tais como:

  • Diárias: opção mais barata. Você usa as lentes durante o dia, e remova-as a cada noite para serem limpas e desinfetadas. Quanto tempo é possível utilizar um único par de lentes de uso diário varia dependendo do fabricante;
  • Uso prolongado: você pode usar de contato gelatinosas deste tipo enquanto você dorme, mas elas devem ser removidas para limpeza e desinfecção, pelo menos uma vez por semana. Ainda é importante ser cauteloso com o uso durante a noite, uma vez que aumenta o risco de infecções oculares, mesmo se as lentes forem aprovadas para uso prolongado;
  • Descartáveis: ​​são geralmente a opção mais cara. Você usa as lentes durante o dia e as remove à noite. Elas não precisam ser limpas e desinfectadas. Você simplesmente as usa dentro do prazo recomendado (diário, semanal ou mensal) e então as descarta. Você pode considerar lentes descartáveis, se você usar lentes apenas ocasionalmente, não pode tolera solução desinfetante ou você gosta da conveniência.

Algum dos tipos de lentes de contato vai com certeza servir para você. (Foto: www.yourlens.com)

Lentes de contato rígidas

Lentes de contato rígidas oferecem visão clara e nítida para a maioria dos problemas de visão. Lentes de contato rígidas podem ser especialmente atraentes se você já tentou de lentes de contato gelatinosas e ficou insatisfeito com os resultados.

As lentes de contato duras são frequentemente mais respiráveis do que são as lentes de contato gelatinosas, o que reduz o risco de infecções oculares. As lentes de contato mais duras devem ser retiradas para a limpeza e desinfecção à noite.

Pode levar até uma semana para se ajustar a lentes de contato rígidas, e elas são mais propensos a escorregar do centro de seu olho do que lentes de contato gelatinosas, o que pode levar ao desconforto e à visão turva.

Se a sua receita médica não mudar e você tomar cuidado com suas lentes de contato rígidas, você pode usar o mesmo par de lentes por dois a três anos.

Vale lembrar que existem certas lentes especiais para problemas como o ceratocone. (Foto: www.theeyepractice.com.au)

Lentes de contato especializadas

Dependendo das suas necessidades de visão, você pode considerar lentes de contato especializados, tais como:

  • Híbridas: apresentam um centro duro cercadopor um anel externo suave. As lentes de contato híbridas podem ser uma opção se você tem uma curvatura irregular da córnea (ceratocone) ou tiver problemas usando tradicionais lentes rígidas;
  • Bifocais ou multifocais: estão disponíveis nas variedades macia e dura, podendo corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo em combinação com a perda de visão perto relacionada à idade (presbiopia);
  • Coloridas:  para fins cosméticos ou terapêuticos, como melhorar a percepção de cores ou ajudar a compensar a cegueira de cor, por exemplo. Evite lentes de contato decorativas , no entanto. Estas lentes podem danificar os olhos e causar infecções oculares potencialmente graves.

Obtendo o ajuste certo

Se você decidir que quer tentar lentes de contato, consulte o seu oftalmologista para um exame oftalmológico completo e adequado, que pode até prevenir problemas mais graves. Agende exames de acompanhamento, como recomendados por seu oftalmologista. Você pode precisar de um exame de acompanhamento após uma semana, um mês e seis meses, e depois, uma vez por ano.

As lentes rígidas e macias atendem à diferentes necessidades que uma pessoa possa ter na hora de usar uma lente no dia a dia. (Foto: www.eagleeyecentre.com.sg)

Evitando infecções oculares

Lentes de contato, de qualquer tipo, aumentam o risco de infecção da córnea, simplesmente porque as lentes de contato reduzem a quantidade de oxigênio que atinge as córneas. Infecções oculares não são inevitáveis, no entanto. Para evitá-las, recomendamos:

  • Boas práticas de higiene. Lavar, enxaguar e secar bem as mãos antes de manusear as lentes;
  • Retire suas lentes antes de ir dormir. Isto aplica-se às de uso prolongado também. Embora elas sejam concebidas para ser usadas durante a noite, o uso contínuo aumenta significativamente o risco de infecções oculares;
  • Minimizar o contato com a água. Retire as lentes de contato antes de tomar banho, nadar ou usar uma banheira de hidromassagem;
  • Não umedeça suas lentes com saliva. Resista à tentação de colocar suas lentes em sua boca para molhá-las;
  • Tome cuidado com soluções para lentes de contato. Use apenas produtos estéreis projetados especificamente para o tipo de lentes de contato que você usa, não água ou soro fisiológico caseiro. Descarte a solução cada vez que desinfetar as lentes, e não guarde a solução antiga que já está no estojo;
  • Esfregue suavemente suas lentes enquanto você a limpa;
  • Fique de olho na data de validade. Não use solução que tenha passado da data de validade;
  • Substitua as lentes de contato como recomendado. Siga as orientações do fabricante para a substituição de suas lentes de contato e substitua o seu estojo de lentes de contato a cada três a seis meses.

Mesmo com o uso adequado e cuidados, olhos secos podem ser um problema para usuários de lentes de contato. Se seus olhos tem coceira ou vermelhidão constantes, remova suas lentes de contato e use colírios lubrificantes. Se a sua visão fica embaçada ou sente dor nos olhos, sensibilidade à luz ou de outras problemas, retire suas lentes de contato e consulte o seu oftalmologista para tratamento imediato. Seus olhos são muito delicados e devem ser tratados com o devido carinho.


Referências

Conteúdo encontrado em:

http://www.saudemelhor.com/guia-completo-sobre-lentes-contato/
photo Hipermetropia

Hipermetropia

Doença

Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais...Mais