TUSSILAGEM

Artigo por plantasquecuram

Tussilago farfara

Excelente para tosse irritativa e catarro, a tussilagem ou unha-de-cavalo alivia e relaxa os pulmões, acalma a respiração e ajuda a expelir o muco.

Descrição : Planta da família das Asteraceae. Também conhecida como costa branca, língua de vaca, tossilagem, tussilago, unha de cavalo, unha de asno. É uma planta pequena e perene que habita os campos úmidos. Suas flores são amarelas que aparecem antes das folhas. A folha se assemelha a um pata de asno. Suas folhas longamente pecioladas, palmadas, tomentosas, com cinco ângulos, esbranquiçadas por baixo, formando uma roseta rente ao chão. Os frutos são aquênios com coroa. urante o verão, o alimento é armazenado nos rizomas para o ano seguinte início da Primavera. O nome científico, tussilago, significa o que acaba com a tosse, e o nome popular unha de cavalo, refere-se ao formato das folhas arredondadas.

Parte utilizada: Flor, folha, raiz.

Plantio : O solo deve ser úmido e ensolarado, argiloso e contendo calcário. O tussilago não florece com as folhas. As flores aparecem primeiro, surgindo no início da primavera.

Origem : Nós o encontramos nos bordos das fossas inundadas, dos caminhos, dos cais, nos entulhos, etc., em toda a Europa, Ásia, e África do Norte e, secundariamente, na América.

Princípios Ativos: alcalóides pirrolizidínicos (traços), alcalóides triterpênicos (arnidiol, faradiol); flavonóides, fitosteróis; inulina, mucilagem, taninos, tussilagina.

Propriedades medicinais: Adstringente, anti-séptico suave, antitussígeno, broncodilatadora, calmante, demulcente, depurativo do fígado, descongestionante, emoliente, estimulante, espasmolítico (ligeramente), expectorante, hipertensora, mucilaginosa, relaxante, sedativa, tônico, tônico hepático.

Indicações: Asma (úmida), aumentar expectoração, bronquite, catarro gástrico e intestinal, catarro na garganta, catarros respiratorios, circulação externa, clarear pêlo, coqueluche, dermatose do couro cabeludo, eczema, enfisema, escrófula, estomatite, faringite, garganta dolorida, irritação da membrana mucosa bronquial e gástrica, laringite, pele irritada e inflamada, pressão baixa, queimadura na pele, sarna, tosse, traqueite, úlcera crônica.

Curiosidade : Na Inglaterra, fabrica-se um cigarro que permite às pessoas com problemas respiratórios usufruir o prazer de fumar sem causar danos ao organismo. É feito com tussilago, fava dos pântanos, eufrásio, betônica, alecrim, tomilho, lavanda e flores de camomila. Proporcioina alívio para asma e qualquer difilculdade causada por bonquite, catarro ou outro problema respiratório.

Contra-indicações/cuidados: gravidez, lactação, insuficiência hepática, hepatite viral ou cirrose hepática. Evitar as folhas novas que possui traços de senkirkina (alcalóide pirrolizidínico) que é hepatotóxico e potencialmente cancerígeno. Não fazer uso prolongado. Pode causar intoxicação do fígado, desenvolvimento de tumores, irritabilidade, respiração irregular, arritmia e morte por parada respiratória. Apesar de seu conteúdo alcalóide é muito baixa (inferior a 50 ppm), evitar o uso durante a gestação, lactação, insuficiência hepática, hepatite viral ou cirrose hepática. - No PLS USE formas farmacêuticas que contenham álcool a crianças menores de dois anos ou pessoas com álcool etílico.

Toxicidade: - Especialmente nas folhas jovens são vestígios de um alcalóide pyrrolizidinic o senkirkina, ação hepatotóxico e potencialmente cancerígeno. Não é recomendado o uso do tratamento a longo prazo. - Como acontece com qualquer plantas medicinais que podem ser tomadas em tintura ou extrato fluido deve ser sempre mantido em mente o teor de álcool.

Modo de usar: - infusão de uma colher de café por copo de água por 10 minutos. Tomar um copo três vezes ao dia; - pó das folhas como rapé em catarro crônico, quando a descarga se tornou viscosa e ofensiva; - decocção de 5 folhas (+/- 30g) em 700 ml de água, ferver por 10 minutos. Filtre. Deve resultar em 600 ml (se necessário complete). Tomar 120 ml por vez, 3 vezes ao dia. Para expectoração : 5 granas de xcarope fluido de xarope : 400 gramas de xarope de capilária.


Referências

Conteúdo encontrado em:

http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/tussilagem.html